quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Fresh meats e o Roller Derby - PARTE I

Oi pessoas,
devido ao número de ligas novas que tem surgido no Brasil, e também no estado do Rio Grande do Sul, e podemos citar 5 novas ligas que se formaram da metade do ano pra cá ( La Gaucha Roller Derby de Uruguaiana, Wheels of Fire Roller Derby Club de Porto Alegre, HellsCandy Derby League de Caxias do Sul, HorrorCats Derby League também de Caxias do Sul e a liga de Santa Maria que esta na etapa de compra de equipamentos) acho que este texto vem a calhar. É uma mescla de uma tradução retirada do site das Sunshine Coast Roller Girls com considerações da nossa liga.



O que é esperado de uma freshmeat?

Primeiramente, pra quem ainda não sabe o que é freshmeat, pra quem esta acessando o blog pela primeira vez, ou esta tendo agora contato com o Roller Derby, FRESHMEAT, ou CARNE FRESCA é o "apelido" carinhoso que as novatas recebem quando entram para uma liga de roller derby.

Vem até nós sempre a indagação, quando alguém tem interesse na prática do esporte. Mas como vou praticar roller derby se não sei patinar? O que devo aprender quando sou freshmeat? O que a minha liga espera de mim quando sou nova no grupo?

Vamos ás respostas.

COMPROMISSO, é o que esperamos tanto das freshmeats quanto das veteranas. As patinadoras de roller derby devem ter atitude, vontade de aprender, curiosidade sobre o esporte e comprometimento com a liga. Isso significa atender á praticar semanais, e deixar de lado alguns compromissos antes existentes, porque a partir do momento em que você entra em uma liga de Roller Derby não recreativa, o que se espera é a atitude de uma atleta. Frases como " Não posso, eu tenho derby" tornam-se comuns no dia-a-dia.

Além do compromisso com os treinos independente de ser freshmeat ou não, espera-se que a agora derby participe ativamente dos comitês da liga, sendo que o número de comitês exigidos varia de liga á liga, quando você torna-se uma Chilli Queen é de prachê que você passe a fazer parte de pelos menos 2 comitês, e tenha atitude de se candidatar, pois as pessoas não irão atrás de sua ajuda, mas com certeza precisam dela.

Espera-se também que a freshmeat tenha algum plano de saúde, pois em caso de fraturas isto diminuirá a taxa de gastos. E mais importante do que tudo, quando tiver dúvidas, espera-se que a freshmeat entre em contato com a administração.

Ou seja, a resposta para a primeira pergunta é não, não é necessária a experiência com patins. E não há necessidade também de ter medo de calçar os patins pela primeira vez. A grande maioria das derbys, nunca havia pisado em um patins antes de ingressas na liga.

----------------------------------------------------------------------------

Como deixo de ser freshmeat e quanto tempo é necessário para tornar-me veterana?

- As derbys são consideradas freshmeat até que saibam todas as habilidades minimas exigidas pela WFTDA, estas podem ser encontradas traduzidas no seguinte link.

- Algumas patinadoras levam um ano para completar a lista, algumas menos tempo e outras mais. Varia de cada pessoa, do seu esforço, e do seu condicionamento físico. É ai que entra a parte dos offskates. Uma derby não se dedica somente aos treinos semanais, e as reuniões de comitês, há também os offskates, que são exercícios que tomam cerca de 10 min do tempo diariamente para que a novata possa adquirir resistência. O roller derby vai ocupar muito tempo da sua semana, e é esperado que você se dedique para ser cada vez uma atleta melhor para sua liga.

- Lembrando sempre que todo mundo é diferente, portanto, as freshmeats não devem desanimar se não estiverem obtendo o resultado esperado por elas, cada pessoa tem suas dificuldades, e facilidades. Tome seu tempo para aprender o que não esta conseguindo e você VAI CHEGAR LÁ, COM CERTEZA! É preciso somente de mais prática. As companheiras de liga estão todas lá para ajudar á você, e todas já foram freshmeats um dia, portanto, não sinta vergonha de pedir ajuda.

- ATENÇÃO, NÃO SE PRECIPITEM NA REALIZAÇÃO DE JOGOS, Á HORA DE JOGAR E PLANEJAR ESTRATÉGIAS É DEPOIS DE APRENDER TODAS AS HABILIDADES MÍNIMAS, e essa hora chega é só ter calma. 

- Roller derby é um esporte exigente físicamente, recomenda-se que todas as jogadoras façam a prática dos offskates pelo menos 2 ou 3 vezes por semana. E principalmente patinar o máximo que puder, no intervalo do almoço, na sala de jantar, na garagem, enfim, onde conseguir.

- Assita a jogos e dedique tempo para aprender as regras do esporte (que são muitas)

E por fim, divirta-se, porque o roller derby vai te proporcionar muitas, mas muitas coisas boas.

Enjoy Roller Derby.

Obs.: Em caso de interesse contate a liga mais próxima, no nosso caso: chilliqueens@live.com

XOXO, Wild Foxx #Love Poison 9.






Nenhum comentário:

Postar um comentário