O roller derby é um esporte de contato, predominantemente feminino, praticado sobre patins do tipo quad.
O esporte que surgiu nos anos 30, e que na época poderia ser definido como uma encenação, semelhante às lutas livres, teve seu auge nos anos 70 e logo após viu seu declínio. No entanto em 2001, algumas garotas texanas resolveram resgatar o roller derby, no entanto com novas regras, novo formato e com ação real.
Atualmente no roller derby há boxe de faltas e penalidades, e estas são punidas muitas vezes com a expulsão, da patinadora que a cometeu a falta, durante um determinado tempo de jogo.
Os times no roller derby são formados por 3 bloqueadoras, 1 pivot (que também tem a função de bloquear) e uma jammer (a atacante).
Funciona da seguinte forma: Em uma pista oval (que pode ser flat track [pista plana], ou bancked track [pista inclinada]), os dois times se posicional sendo que as bloqueadoras formam um pack ( um grupo de jogadoras), que se localiza alguns metros a frente da linha da jammer, onde ficam as atacantes. Soa a primeiro apito e o pack começa a se movimentar, no segundo apito as jammers correm em direção ao pack com a intenção de ultrapassá-lo.
A função das bloqueadoras surge neste instante. Quando as atacantes chegam até o pack, as bloqueadoras do seu time devem ajudá-la á ultrapassar o pack, pontuando contra as adversárias, e ao mesmo tempo não permitir que a atacante do time oposto cruze por elas. Para isso são utilizadas algumas partes do corpo, como braço.
Para cada jogadora adversária ultrapassada, a jammer marca um ponto. Sendo assim, cada volta dada no pack pode ter a pontuação máxima de 4 pontos. A jammer não pontua se fizer falta ou se passar a bloqueadora por fora dos limites da pista. Os pontos só são marcados a partir da segunda volta dada no pack, e logicamente, no fim da partida, quem fez mais pontos ganha o jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário