quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que é roller derby?

Não percebemos que o nosso blog não tinha este post, justamente por conter um link como este em quase todos os blogs de ligas de Roller Derby.
Segue então, texto escrito para a revista Top, explicando para os leigos no assunto, de uma maneira bem resumida, o que é o roller derby.



O que é o roller derby?

O roller derby é um esporte predominantemente feminino, praticado sobre patins do tipo quad ( aqueles com duas rodas na frente e duas atrás). O esporte tem origem no Texas, e surgiu em 1930, porém diferente da atualidade o roller derby praticado, era assim como as lutas livres, encenado. O esporte que teve seu auge em 1970 foi sendo esquecido aos poucos pelo público até seu declínio. Em 2000, um grupo de mulheres americanas decidiu resgatar o Roller Derby, porém desta vez como esporte e com ação real, ganhando regras, estratégias, proteção e uma ordem mundial WFTDA, bem como o registro de todas as ligas existentes no mundo, passando a ser então um esporte sério.



Como se joga roller derby?

O jogo consiste em dois times, cada um com cinco jogadoras, competindo em uma pista circular plana ou inclinada ( a nossa é adaptada a uma quadra de futsal, sendo plana). O time é formado por uma jammer ( atacante) e quatro blockers ( bloqueadoras) sendo que uma é a pivot.

Na pista as blockers formam um grupo chamado Pack, onde a Pivot vai a frente para controlar a velocidade do grupo ( quando seu time esta perdendo a pivot diminui a velocidade e quando esta ganhando aumenta) e alguns metros atrás posicionam-se as jammers de ambos os times. No primeiro apito o bloqueio sai e realiza a estratégia para não permitir que a jammer do time contrário ultrapasse o grupo e para ajudar a sua jammer a ultrapassar o time adversário. No segundo apito as jammers saem em uma velocidade absurda para ultrapassar o bloqueio adversário. A partir da segunda volta dada na pista a jammer começa a marcar pontos, um para cada blocker do time oposto que ultrapassa. Os jogos chamados bouts são formados por Jams, partidas que duram cerca de 2 min se a jammer estiver na 3ª volta e ultrapassar 2 duas blockers do time adversário ela marcara 6 pontos, 4 da segunda volta completa e 2 da terceira volta incompleta.

Para identificar qual a jammer, a pivot e a blocker no meio de um bout foram criadas as calcinhas (haha isto mesmo), são capas colocadas nos capacetes, a jammer usa uma estrela e a pivot uma listra, as blockers não usam nada.





A vida roller derby

Porém o roller derby é muito mais do que um esporte. É também estilo e atitude. Não têm como praticar o jogo e ser “menininha”, acontecem tombos, esbarrões violentos e muitas vezes até lesões, nossas jogadoras são guerreiras e as admiro muito pois a cada treino se superam e ganham auto confiança.

A nossa liga, por exemplo, é formada por meninas que estavam entediadas e não viam opção para diversão na região, já que a grande maioria dos eventos é voltado ao público adepto ao sertanejo e pagodes, não tendo alternativas para quem não se encaixa no padrão de público desses eventos. 

Segundo Tracy W. Wilson, “imagine um jogo de hockey, mas substitua o gelo por uma pista de patinação. Troque as largas camisetas por meias finas e camisetas regata e esqueça os nomes comuns para ficar com pseudônimos como Tanya Hyde e Demi Gore. Você terá uma idéia razoável do que é o roller derby feminino. A pontuação é completamente diferente, mas os dois esportes são brutos, barulhentos e às vezes interrompidos com brigas entre os jogadores.”.

Então esta é a vida de uma derby, orgulhar-se dos roxos e arranhões, e ser forte sem esquecer a feminilidade ( por meio de maquiagem, saias rodadas, meias estilosas, e codinomes divertidos muitas vezes inspirados nas pin-ups).

2 comentários:

  1. E não esqueçam, quem quiser jogar com a gente... temos vagas abertas até fim de janeiro. é só mandar e-mail pra chilliqueens@live.com e se informar.

    ResponderExcluir
  2. Olá, td bom

    essa foi muito boa, parabéns pelo post e pelo blog!
    mas eu tenho uma dica para vc:
    envie seus links para o Manolo Links, o agregador que te da premios! Eu ja estou enviando os meus :)

    abraços e boa sorte com os links... rs
    http://manololinks.com/

    ResponderExcluir